Salada de Maionese com Ovo Tradicional

Salada de Maionese com Ovo Tradicional
imagem do site: https://www.istockphoto.com/br

Salada de maionese com ovo

Tempo de preparo: 30 minutos - Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

5 ovos

4 batatas médias

1 cenoura grande

1/2 cebola picada

1/2 xícara de maionese

2 colheres de sopa de vinagre

Sal e pimenta a gosto

Salsinha picada (opcional)

Possível ideia de Variação:

Você pode substituir metade das batatas por abobrinha ou batata doce, também trocar a maionese por iogurte natural ou substituir a cenoura por ervilhas, lembre-se de que essas substituições vão alterar o sabor final.

Utensílios de Cozinha:

Panela - Tigela grande - Faca afiada - Tábua de corte - Colher de servir

Instruções Passo a Passo:

Cozinhe os ovos: Coloque os ovos numa panela com água fervente e cozinhe por 10 minutos. Em seguida, retire, descasque e pique em pedaços pequenos.

Prepare os vegetais: Descasque as batatas e a cenoura, corte em cubos pequenos e cozinhe até ficarem macios. Escorra e Reserva. 

Misture os ingredientes: Em uma tigela grande, misture os ovos, as batatas, a cenoura e a cebola picada. Adicione a maionese, o vinagre, o sal e a pimenta, e misture bem.

Tempere a gosto: Prove e ajuste os temperos conforme desejado. Adicione salsinha picada para um toque de frescor, se preferir.

Resfrie e sirva: Deixe a salada de maionese com ovo na geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir, para que os sabores se misturem e a salada fique bem gelada.

Dicas Úteis:

Para uma salada mais cremosa, amasse levemente um pouco de batatas.

Experimente adicionar um pouco de Mostarda ou suco de limão para um toque de acidez extra.

História da Salada de Maionese:

A maionese , um ingrediente chave na salada de maionese , tem sua própria história. Por volta de 1756, os franceses, após vencerem uma batalha da Guerra dos Sete Anos , resolveram celebrar a Façanha com um banquete. Na ilha de Menorca , na Espanha, não havia creme de leite. Então, o chef do Duque de Richelieu improvisou um molho com ovos e azeite. Assim teria nascido a maionese, batizada de mahonnaise, para marcar seu local de nascimento, a cidade de Mahón .

No entanto, há outra que sugere que a maionese seria uma versão espanhola e que o chef francês aprendeu uma receita com a população local. Independentemente da origem, o crédito pela evolução e popularização da maionese é atribuído ao chef frances  Marie-Antoine Carême (1783-1833), que tornou o molho mais leve ao trocar o azeite de oliva por óleo vegetal de sabor neutro.

A passagem da maionese caseira à industrial coube a um alemão radicado nos Estados Unidos: Richard Hellmann abriu a primeira fábrica da Hellmann's em 1912 e, desde então, o molho se tornou um ingrediente fundamental de diversos pratos, muito popular e consumido aqui no Brasil seja no dia a dia, em datas comemorativas ou reuniões familiares. Com seu sabor marcante com certeza a salada de maionese  faz você voltar ao passado e Lembrar alguma ocasião especial de sua vida.


0 comments